Como se proteger durante a pandemia de Coronavírus

Confira algumas dicas de como você e sua família podem agir frente a nova doença

O mundo está vivendo uma pandemia causada pelo novo Coronavírus. Pandemia, segundo a classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde), significa dizer que a doença foi disseminada a nível mundial, atingindo vários continentes. Reportada inicialmente na China, em dezembro de 2019, a Covid-19 já chegou a todos os demais continentes do mundo.

Covid-19 e o novo Coronavírus

A família de vírus do Coronavírus já é conhecida da ciência, e causa infecções respiratórias. Porém, a forma com que o vírus está se apresentando atualmente é nova (chamada de Sars-Cov-2), e está causando a doença Covid-19 – nomenclatura definida pela OMS. Os principais sintomas apresentados por quem tem a Covid-19 são febre alta, tosse, dificuldade para respirar e falta de ar, além dos sintomas comuns de gripes e resfriados (coriza, dores no corpo, inflamação na garganta).

Prevenção

O novo Coronavírus tem uma composição muito simples, e é protegido por uma camada de gordura. É por esse motivo que lavar as mãos com água e sabão é eficiente para destruí-lo. O sabão “atrapalha” a sobrevivência de vírus e bactérias. O álcool 70% também é o mais eficaz para uso antisséptico – é a concentração ideal para destruir os micro-organismos. Em concentrações muito altas, o álcool evapora com rapidez e não mata os micróbios.

Contágio e transmissão

Uma das maiores preocupações dos cientistas com relação à Covid-19 é a facilidade de contágio. A transmissão do vírus acontece de uma pessoa doente para outra, através de gotículas de saliva pela fala, tosse ou espirro; por contato físico no aperto de mãos, beijo ou abraço; por superfícies não higienizadas como maçanetas, botões, corrimão, celular, teclado e mouse, barras de apoio no transporte público, etc. Por isso os cuidados com a higiene tornam-se ainda mais importantes.

Como existem pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) e como o vírus pode levar alguns dias para se manifestar, não há como saber quem já tem o vírus incubado. Mesmo os testes nos hospitais podem ser inconclusivos. Por esse motivo, os cuidados com higiene em locais públicos devem ser redobrados, além de se evitar aglomerações ou estar a menos de 2 metros de distância de outras pessoas.

Isolamento

Uma forma de diminuir a velocidade de transmissão do Coronavírus é o isolamento social. A recomendação dos governos e das autoridades de saúde é a de que as pessoas evitem sair de casa no momento, para não ter contato com o vírus. Isso é importante pois se toda a população pegar o vírus e desenvolver a doença ao mesmo tempo, os sistemas de saúde entrariam em colapso com a lotação máxima dos hospitais – o que poderia acarretar risco e dificuldade de atendimento para outros casos graves, como acidentes ou ataques cardíacos, por exemplo.

Grupos de risco

Pessoas acima de 60 anos ou com comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão, doenças pulmonares crônicas ou tratamento de câncer) apresentam maior risco se contraírem a Covid-19. A taxa de mortalidade pode aumentar em até 10 vezes para pessoas com mais de 60 anos. Isso porque a imunidade diminui com a idade, além de que a reserva para o bom funcionamento de todos os órgãos também está menor. Por isso a recomendação de isolamento social, de evitar aglomerações e contato com outras pessoas também deve ser respeitada por pessoas com mais de 60 anos de idade.

Cuidados importantes

Considerando a Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, nunca é demais lembrar todas as formas de prevenção e proteção: lavar bem as mãos com água e sabão, ou utilizar o álcool 70% quando estiver fora de casa; tossir ou espirrar protegendo a boca com o braço ou lenço descartável; evitar aglomerações e só sair de casa apenas em casos de extrema necessidade (enquanto durarem as orientações de isolamento); evitar tocar os olhos, nariz ou a boca; evitar cumprimentos e contato físico fora de casa e manter distância de outras pessoas para evitar o contágio. São atitudes simples de higiene, mas que fazem toda a diferença para se proteger durante a pandemia do novo Coronavírus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s