Nigeriano de 12 anos descobre nova fórmula que simplifica estudo da divisão

Chika Ofili criou em um trabalho de férias uma nova fórmula para testar se um número é divisível por sete

Um garoto nigeriano de apenas 12 anos descobriu uma fórmula matemática que simplifica o estudo da divisão. O achado permite demonstrar rapidamente se um número inteiro é divisível por sete. Chika Ofili mora no Reino Unido e se tornou motivo de orgulho para a Nigéria e para a África.

Para tirar a prova, basta pegar o último dígito de qualquer número, multiplicar por 5 e adicionar à parte restante. Se esse novo número é divisível por 7, o número original (também) é divisível por 7. Como exemplo, para verificar o número 532 é necessário, 53 + 2 x 5 = 63, sendo 63 múltiplo de 7, portanto, 7 também pode dividi-lo.

Em um artigo de um jornal educacional, sua professora de matemática Miss Mary Ellis, também chefe do departamento de matemática da Westminster Under School, escola de Londres, em que Chika estuda, disse que o aluno descobriu a fórmula após um trabalho de férias. Um matemático neutro foi convocado para atestar cientificamente a fórmula. Essa pessoa era o matemático Simon Ellis, irmão mais novo de Mary. Ele testou a teoria e escreveu uma prova algébrica para ela.

Ao término das férias, o nigeriano apresentou a fórmula para o corpo docente da escola. Depois que Simon analisou e aprovou a teoria, ela ganhou uma prova algébrica. Ainda foi descoberto pelo matemático que o teste também funciona se multiplicar o último dígito por 12, 19, 26, 33 e depois adicionar à parte restante do número.

No trabalho, Chika teve que estudar o livro “First steps for problem solvers” (Primeiros passos para resolvedores de problemas, em tradução livre) publicado pela United Kingdom Mathematics Trust (UKMT). No livro, são apresentados  testes de divisibilidade usados para solucionar rapidamente números divisíveis por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. No entanto, não havia nenhum teste listado para verificar a divisibilidade por 7. Isso não foi listado porque não há um teste fácil ou memorável para dividir por 7, mas o garoto resolveu esse problema ao criar a sua fórmula.

Graças à descoberta, Chika Ofili foi premiado com o TruLittle Hero Awards, na cerimônia organizada pela ONG Cause4Children Limited, que tem o objetivo de reconhecer, comemorar e recompensar realizações notáveis de crianças e jovens com menos de 17 anos no Reino Unido. Além do prêmio, muitos portais de notícias nigerianos e africanos estão parabenizando Chika.

As aulas do método Super Cérebro desenvolvem e estimulam competências cognitivas como memória, concentração, raciocínio lógico e cálculo mental. Saiba mais sobre o método que já está fazendo a diferença na vida de alunos em todo o Brasil. Agende uma aula experimental gratuita do Super Cérebro, a academia do cérebro!

Imagem: Westminster Under School/Arquivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s