Oferta de vagas de trabalho temporário deve ser a maior dos últimos anos

Vagas temporárias são a chance para o profissional voltar ao mercado de trabalho

Para atender à demanda de final de ano, os últimos meses do ano trazem milhares de oportunidades temporárias de trabalho. Abertas pelos setores de comércio e serviços, são uma forma de os desempregados voltarem ao mercado de trabalho.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a oferta de vagas temporárias para o Natal de 2019 será a maior em seis anos. Segundo projeção, serão contratados 91 mil trabalhadores temporários neste fim de ano para atender ao aumento das vendas. O número é 4% maior do que o registrado em 2018 (87,5 mil). O Natal é a principal data comemorativa do varejo e deve movimentar R$ 35,9 bilhões em 2019.

As previsões de abertura maior de vagas temporárias para este final de ano melhoram as perspectivas para quem está em busca de emprego. Para especialistas em carreiras, as vagas temporárias, além de serem uma oportunidade, ainda que momentânea, de recolocação, trazem uma chance real de o trabalhador ser efetivado e fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

Oito em cada 10 vagas deverão ser preenchidas por vendedores (57 mil), operadores de caixa (13 mil) e pessoal de almoxarifado (4,6 mil). De acordo com os associados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), os segmentos que terão aumento nas contratações serão supermercados, restaurantes, vestuário feminino e masculino, calçados, perfumaria e cosméticos.  Regionalmente, São Paulo (22,6 mil), Minas Gerais (10 mil), Rio de Janeiro (9,4 mil) e Rio Grande do Sul (7,6 mil) concentrarão mais da metade (54%) da oferta de vagas. A taxa de efetivação dos trabalhadores temporários deverá ser maior do que a dos últimos quatro anos, com expectativa de absorção definitiva de 26,1%.

Como se destacar e ter chances de efetivação

Os candidatos devem ter uma boa estratégia de busca de emprego, pois as vagas temporárias em empresas promissoras, que podem render uma oportunidade efetiva, são preenchidas rapidamente. O melhor é se candidatar às vagas compatíveis com habilidades e aspirações, afinal, só assim o profissional terá chances de causar boa impressão e ser valorizado.

O profissional que quer se recolocar no mercado de trabalho por meio dessas vagas deve se esforçar tanto no processo de seleção, como em seu desempenho na empresa em caso de querer ser efetivado. Ele precisa ter em mente que deverá ser tão bom ou melhor que os profissionais que já são fixos na empresa.

O trabalhador temporário deve focar sua atuação em resultados para a empresa. A ideia é atuar como se o emprego temporário fosse fixo. Se empenhar ao máximo para ser eficiente, superando as expectativas do empregador. Assumindo uma postura de alta performance, o profissional vai se destacar e passar a ser considerado para uma vaga efetiva. Os gestores ficam atentos à atuação do profissional no dia a dia, observam se ele é envolvido com a empresa, se mantém um trabalho em equipe, se apresenta soluções. Para ser efetivado, o temporário precisa “ir além”, mostrando ideias inovadoras.

Demonstrar interesse em fazer sempre o melhor é visto como um diferencial dentro da empresa. O profissional que tem de forma clara qual é a sua função no novo trabalho terá maior facilidade para estabelecer metas pessoais e profissionais e trabalhar para conquistá-las. Com objetivos bem definidos, fica muito mais fácil focar nos resultados esperados pela empresa. As pessoas mais dispostas a trabalhar em equipe e comprometidas com as necessidades da empresa têm chances potenciais de tornar-se efetivo. É preciso ter interesse pelas tarefas da empresa, iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e trabalhar todos os dias como se fosse o primeiro.

Aprender com funcionários efetivos também é de grande importância. Trocar informações com colegas de trabalho, propor soluções, pedir direcionamentos ao gestor e buscar integração com o time. Além de ser enriquecedor, conhecer novas pessoas também é uma ótima oportunidade para ser visto como um profissional de fácil convívio e entrosado. É importante que colegas e gestores fiquem com uma ótima lembrança da passagem do funcionário temporário. Da mesma forma, é importante pedir um feedback das atividades realizadas para aprender ao máximo com aquela oportunidade, aproveitando para se desenvolver.

Mesmo que a efetivação não ocorra, todo aprendizado é válido. É possível aproveitar o emprego temporário para consolidar a carreira, construir uma boa reputação e ser um profissional de excelência. E por fim, deixar as portas abertas para ser contratado quando a empresa abrir vagas como funcionário efetivado.

Por isso, é tão importante o estímulo de competências como liderança, planejamento, estratégia, cooperação e empatia. Essas habilidades são desenvolvidas pelas aulas do método Super Cérebro.

Você está preparado para as mudanças do mercado de trabalho? Conheça o Super Cérebro, um método educacional inovador desenvolvido para aprimorar as habilidades cognitivas e socioemocionais. Com o método Super Cérebro você desenvolve competências que vão fazer a diferença na hora de se destacar no mercado de trabalho. Acesse! www.supercerebro.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s