Conheça a Teoria das Inteligências Múltiplas!

Entenda a teoria que revolucionou o tradicional teste de QI na década de 80

Em 1982, um grupo de pesquisadores, liderado pelo psicólogo Howard Gardner, abalou a comunidade científica internacional ao divulgar a Teoria das Inteligências Múltiplas. A teoria contestava os modelos clássicos da época para medir a inteligência: basicamente o tradicional teste de QI (Quociente de Inteligência). Gardner e sua equipe defendiam que apenas o teste não seria suficiente para medir se uma pessoa é inteligente ou não.

As múltiplas inteligências

Segundo as pesquisas, conduzidas por Gardner na Universidade de Harvard, todas as pessoas têm de oito a nove tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. Entretanto, isso não significa que não sejamos pessoas perfeitamente normais ou inteligentes. O que Gardner enfatiza é o desenvolvimento de habilidades e capacidades, além das que são ensinadas na escola.  

Entenda cada uma das múltiplas inteligências analisadas por Gardner

Naturalista: quem possui essa habilidade tem aflorados os sentidos em relação a vida na natureza. A inteligência naturalista funciona como uma ligação forte entre o indivíduo e o meio ambiente.

Musical: um dos tipos de inteligência mais facilmente reconhecidos. Essa qualidade é relacionada a sensibilidade para reconhecer notas musicais provenientes de qualquer tipo de objeto.

Lógico-matemática: é a base para os testes de QI. É a capacidade de criar e entender padrões e fazer sistematizações. Garante maior facilidade para resolver problemas complexos que envolvam números e modelos abstratos.

Existencial: o entendimento que o indivíduo tem de que não há somente o racional guiando sua vida, mas também uma parte que diz respeito à sua intuição, à sua subjetividade.

Interpessoal: facilidade para interpretar tipos de expressão mais sutis, tendo a famosa capacidade de ler nas entrelinhas o que a pessoa quer dizer mas não consegue expressar em palavras.

Corporal-cinestésica: pessoas com essa habilidade são superiores em suas capacidades motoras, conseguindo se destacar em atividades mais atléticas.

Linguística: capacidade de domínio da linguagem e expressão. Responsável pela utilização, com maestria, de toda forma de linguagem.

Intrapessoal: pessoas que desenvolveram um grande nível de autoconhecimento, conseguindo compreender todas as suas emoções mais arraigadas em seu interior.

Espacial: essa habilidade é característica de pessoas que trabalham com criatividade e qualquer tipo de arte visual.

A Teoria das Múltiplas Inteligências reflete a singularidade de cada pessoa, e provoca na educação a necessidade em “pensar fora da caixa”. Quer estimular seus diferentes talentos e inteligências? Então conheça o Super Cérebro, método desenvolvido após pesquisas no Japão e em Harvard, nos EUA. Entre em contato com a unidade mais próxima e agende uma SUPER aula experimental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s