6 passos para manter a mente saudável

Escola de Medicina de Harvard lista atitudes para manter o cérebro em forma. Descubra quais são!

A saúde física é importante, mas você já parou para pensar na saúde do seu cérebro? Manter a mente em forma faz diferença para envelhecer de maneira saudável. Existem muitos avanços nas pesquisas relacionadas a saúde do cérebro. O comportamento desse órgão se modifica com o decorrer dos anos, mas também é possível gerar novos neurônios em qualquer período da vida.

O exercício para o cérebro é importante em todas as idades! Manter os neurônios ativos garante mais qualidade de vida para todas as pessoas, e não tem contraindicação. Além disso, a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School) divulga, em seu curso “Cognitive Fitness”, 6 passos para manter o cognitivo saudável. Confira abaixo!

  1. Cuide da alimentação
    A alimentação equilibrada faz bem para todo o corpo, e também para a saúde da mente. Alguns vegetais estão diretamente ligados a melhor capacidade cerebral, como estes 7 alimentos que ajudam a manter o cérebro saudável.  

  2. Mantenha uma rotina de atividade física
    O exercício físico regular, incluído na rotina, contribui para a saúde de todo o corpo – e até aqui não temos nenhuma novidade. Mas pesquisas recentes mostram que a atividade física pode melhorar a memória e, inclusive, evitar o agravamento da Doença de Alzheimer.

  3. Durma bem
    Manter boas horas de sono – e sono de qualidade – facilita o aprendizado. O sono REM, que é o último estágio, prioriza a ativação das redes de neurônios relacionadas à memória. Por isso dormir bem também contribui para a saúde do cérebro.

  4. Controle o estresse
    O estresse pode afetar a memória e até diminuir o tamanho do cérebro! Por isso é bom controlar a reação a situações estressantes, por meio de meditação e técnicas de respiração, por exemplo.  O estresse crônico está ligado a doenças autoimunes, transtornos mentais, úlceras e outras enfermidades.

  5. Tenha amigos por perto
    Ter poucos amigos pode ser tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia, segundo estudo da Brigham Young University, de Utah (EUA)! Uma rede de contatos maior traz mais felicidade – que pode ser contagiosa quando ficamos felizes pela felicidade dos amigos. Aproveite!

  6. Desafie seu cérebro!
    O cérebro também deve ser desafiado para se manter em ótima forma! Atividades diferenciadas estimulam a criatividade e a inteligência. Os especialistas de Harvard indicam desde quebra-cabeças e jogos de tabuleiro a música e viagens.

Conheça a academia do cérebro
Quer saber como desafiar seu cérebro? Conheça o método educacional Super Cérebro, desenvolvido com o conceito de academia. As aulas usam ferramentas pedagógicas diferenciadas como o Soroban e jogos de tabuleiro internacionais premiados.  Agende já uma super aula experimental gratuita!

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