A criatividade tem espaço na escola?

Saiba como a capacidade criativa pode ser explorada dentro da sala de aula!

Já percebeu como as crianças têm uma extraordinária capacidade de inovar? Elas estão sempre criando e inventando jogos, nomes, brincadeiras. Isso porque são flexíveis, exploram novas formas de organizar o pensamento e, acima de tudo, não têm medo de errar. Quando crescemos, é normal perder parte de nossa capacidade criativa – mas ela pode ser treinada.

A criatividade é um impulso natural nas crianças que pode – e deve – ser estimulado na escola. Nosso sistema educacional foi desenvolvido para suprir as necessidades do industrialismo – por isso nas escolas ainda persiste a visão de inteligência totalmente ligada às habilidades acadêmicas. Porém, a neurociência e as pesquisas de Howard Gardner concluíram que temos um sistema de Inteligências Múltiplas.

Formação integral do estudante

O professor não tem mais o papel de detentor do saber em sala de aula, mas sim quem faz a mediação da circulação do conhecimento. Sair da zona de conforto e estimular os alunos a fazerem suas descobertas, irem atrás do conhecimento faz com que eles se tornem autônomos e “resolvedores” de problemas. Por isso a criatividade é tão importante dentro da escola.

Ensino baseado em competências

A educação baseada em competências considera o aluno como personagem ativo de seu processo de ensino aprendizagem – que é integrado e mais flexível do que no ensino tradicional. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), um documento normativo elaborado pelo MEC, determina que as escolas promovam a construção de competências e habilidades como criatividade, comunicação, pensamento crítico, resolução de problemas, entre outras.

Estimule a criatividade na academia do cérebro!

O método Super Cérebro, desenvolvido após pesquisas no Japão e nos Estados Unidos, foi criado com o conceito de academia do cérebro. Por meio de ferramentas pedagógicas diferenciadas, como o Soroban (ábaco japonês) e jogos de tabuleiro mundialmente premiados, as aulas desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais em alunos de todas as idades. A criatividade é uma das competências estimuladas durante a prática do Super Cérebro.

Agende uma aula gratuita e venha conhecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s