Ensino baseado em competencias

Conheça o Ensino Baseado em Competências

Essa organização curricular vem ganhando espaço nas escolas, entenda as diferenças para o currículo tradicional

A Quarta Revolução Industrial já exige diferentes capacidades no mercado de trabalho, que está sob atualização constante. Por isso o Fórum Econômico Mundial listou as habilidades essenciais para o profissional do futuro. Para atender a estas novas exigências, muitas escolas ao redor do mundo têm adotado o Ensino Baseado em Competências.

O conceito

O Ensino, ou Educação Baseada em Competências, é uma metodologia diferenciada de elaboração do currículo, que passa a ser concebido de forma integrada e não mais com divisões rígidas entre as disciplinas. O ensino trabalha as competências de forma transversal, e combina as habilidades, atitudes e o conhecimento necessário para operar uma certa ação.

Desconstruir o currículo tradicional é um grande desafio para as escolas, e também para os professores, habituados a trabalhar como detentores do conhecimento. A Educação Baseada em Competências considera o aluno como personagem ativo de seu processo de ensino aprendizagem – que é integrado e mais flexível do que no ensino tradicional.

No currículo clássico, os alunos têm pouca autonomia e normalmente são apenas receptores, com comportamento passivo frente às tradicionais aulas expositivas. Já o Ensino Baseado em Competências prevê que o professor aja como facilitador, para estimular os alunos a ter papel central e atuante em seu próprio processo de aprendizagem. O aluno precisa aprender a aprender.

estudantes

Casos de sucesso

Diversas escolas brasileiras já trabalham com metodologias diferenciadas, com foco nas competências socioemocionais – e não apenas em vencer o currículo. A pedagogia de projetos, por exemplo, parte do interesse dos alunos para gerar pesquisas e produção de conhecimento dentro da sala de aula.

Base Nacional Comum Curricular

A BNCC é um documento normativo, lançado pelo MEC, e que norteia o ensino de instituições públicas e privadas em todo o país. Seguindo o conceito de Ensino Por Competências, a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que os estudantes desenvolvam na educação básica. Ou seja, a orientação nacional é indicar o que os alunos devem “saber” e, sobretudo, o que devem “saber fazer”.

Super Cérebro

O método Super Cérebro vai ao encontro do Ensino Baseado em Competências, pois por meio das ferramentas pedagógicas diferenciadas trabalha – de maneira inovadora – o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nos alunos. Assim, os alunos podem treinar, fortalecer e desenvolver seus diferentes talentos e aprendem a lidar melhor com as emoções. Conheça o método Super Cérebro!

Um comentário sobre “Conheça o Ensino Baseado em Competências

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s